Quem disse que sua empresa não precisa do Facebook?

Nesse ano eu farei 26 anos de experiência trabalhando com Tecnologia e 16 anos na área de marketing.

Nunca ouvi tantos empresários dizerem que não precisam do Facebook.

Atualmente, a maioria, principalmente empresários varejistas e autônomos, acreditam que somente o Instagram é o que importa para seus negócios.

E todas as vezes que eu ouço essas opiniões eu sempre questiono no que eles se basearam para acreditarem nisso. E nenhum até hoje me respondeu com algum fundamento.
A grande maioria nem sabe explicar o porquê do achismo. E destes, praticamente a totalidade, não sabia que o Instagram é do Facebook.

Vamos lá! Vou tentar ser o máximo didático.

A questão não é Facebook ou Instagram. E sim Facebook também junto com as outras redes sociais.

É impossível querer ter resultados nas redes sociais e ignorar o Facebook.

Você pode até fazer isso, mas será por sua livre e pessoal escolha. E não por uma decisão técnica direcionada ao seu objetivo.

E esse é um dos maiores problemas dos empresários brasileiros: fazerem o que querem e não o que precisam.

O Facebook é a maior rede social do mundo. Cresce cerca de 8% ao ano.

Provavelmente esse mês ela bate os 3 bilhões de usuário ativos mensais.

No Brasil esse número chega a 130 milhões de usuários ativos mensais.

Como ignorar uma rede social desse tamanho?

É a rede social que possui maior heterogeneidade etária. O crescimento de usuários acima de 65 anos é maior que de qualquer outra rede social.

Sem dizer que a média de acesso diário dos usuários é de 1h15 minutos.

Ou seja, como que uma empresa que precisa vender, que quer conquistar e fidelizar clientes não tem que estar no Facebook?

Os empresários querem resultado mas ficam focando somente em curtidas e visualizações. Não se preocupam e nem analisam as suas conversões.

Para quem precisa vender, nada adianta ter 300 ou 3000 curtidas em um post se não há compra, aquisição, conversão.

A verdade é que tem uma turma de pseudo-intelectuais digitais que já estão matando o Facebook há anos.

Inclusive, nessa última sexta-feira, o Facebook deu mais um choque nessa galera deixando seu império ainda maior. Ele adquiriu o Giphy por 400 milhões de dólares.

Para quem não conhece o Giphy é um dos maiores banco de dados de imagens e mecanismos de busca online usadas em mídias sociais. Atualmente tem trilhões de GIFs (imagens em movimento de loop) associadas a termos e reações.

Com isso o Facebook consegue mapear os sentimentos dos usuários até a linha de conteúdo que estão compartilhando.

Como especialista na área, eu não consigo imaginar um segmento de mercado que não tenha benefício com o Facebook.

A seriedade de implementações e inovação dessa rede social é incontestável.

O Facebook possui uma das melhores equipes de engenheiros e arquitetos de softwares do mundo, entre os seus quase 49 mil funcionários em tempo integral. Isso está no site deles! É só ler.

Todos esses especialistas trabalham conectando as informações, por inteligência artificial, de seus produtos para gerar engajamento na entrega das suas publicidades até no desenvolvimento e aquisições de novos negócios.

Além do WhatsApp, Instagram e agora Giphy, o Facebook também é dono das seguintes soluções:

  1. Workplace – Intranet para as empresas
  2. Portal – Software de Comunicação
  3. Messenger – Aplicativo de conversas
  4. Calibra – Carteira digital de Criptomoedas (Libra) do Facebook
  5. Oculus – Empresa de Software de Realidade Virtual

Imagina a quantidade de informações e inteligência de mercado de todo o mundo que o Facebook tem nas mãos.

Por exemplo, a Calibra já nasceu crescendo rápido. O Shopify, plataforma de e-commerce que tem fácil integração com as redes sociais, aceita a Libra como pagamento.

E aí? Vai continuar acreditando que o Facebook não dá resultado?

Se você tiver alguma dúvida se sua empresa tem que usar o Facebook, me mande uma mensagem. Vamos analisar juntos como que o Facebook pode gerar resultados para seu negócio. Farei isso gratuitamente. O mercado precisa de opinião correta e responsável.

Os empresários brasileiros não tem margem para perderem investimento buscando resultados.

 

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