Pelo número de clientes que tem procurado a PlanoCOM para iniciar um e-commerce, resolvi criar este post com algumas informações importantes sobre o e-commerce no Brasil.
Dependendo dos produtos podemos até implementar conversões de moedas para vender a outros países. Essa dificuldade não é significativa para o empreendedor se o produto for competitivo no mercado global.
Seguem abaixo mais algumas informações que irão aumentar, não só a segurança, mas o entusiasmo para seu investimento em uma loja virtual:
- Realizaram pelo menos uma compra online em 2014: 51,5 milhões de internautas;
- Fizeram compras online pela primeira vez em 2014: 10,2 milhões de internautas;
- Quem compra mais? Classes A e B (62%). Classes C e D (27%);
- Qual sexo compra mais? Mulheres (57%)
- Qual faixa etária compra mais? 35 a 49 anos
- Quais as 3 categorias que mais vendem?
1º > Moda e Acessórios (33%)
2º > Casa e Decoração (19%)
3º > Informática (12%) - Faturamento acumulado do Natal 2014: R$ 35,8 milhões (ticket médio de 451,00)
- Evolução de vendas mobile:
Jan/13 > 4,8%
Jan/14 > 7%
jan/15 > 9,7% - Cinco Principais destinos das vendas de e-commerce no Brasil:
SP – 86%
RJ – 71%
MG – 64%
PR – 38%
RS – 34% - Qual região cresceu e qual diminuiu para a sede dos e-commerces:
Nordeste – cresceu de 8,4% para 10%
Sudeste – caiu de 63,3% para 58% - Principais canais de atendimento no e-commerce:
1º. Email
2º. Redes Sociais
3º. Telefone
4º. Chat
5º. Whatsapp
6º. Blog
- Principais motivos da Logística Reversa:
1º. Troca de Produto por Tamanho e Cor (32%)
2º. Defeito do Produto (25%)
3º. Arrependimento (25%)
4º. Produto Danificado (23%)
5º. Pedido Incorreto (21%)
6º. Outros (20%) - Taxa de conversão: Diminuiu para 1,5% em 2015 (2014 era 1,7%).
- Taxa de abandono de carrinho: caiu para 38% em 2015 (2014 era de 38%)
Estas estatísticas são referentes a uma pesquisa realizada pelo SEBRAE em julho de 2015 em parceria com o e-Commerce Brasil.
Mas está claro que o Brasileiro está convertendo cada dia mais para as compras online.
As lojas que ainda não começaram a pensar em e-commerce já estão atrasadas. Inclusive uma estatística que me assustou muito foi quando a GoDaddy, neste ano de 2015, verificou que 59% das microempresas não possuem nem página na web.
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